Dundo – Mil e 775 salas de aulas estão disponíveis na província da Lunda Norte para albergar cerca de 265 mil alunos em todos os subsistemas de ensino no ano lectivo 2022/2023, cujo início está previsto para o dia 5 deste mês.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, pelo director do gabinete provincial da Educação na Lunda Norte, Frederico Barroso, a margem de uma visita efectuada pela vice-governadora para o sector social, político e económico local, Deolinda Satula, em várias escolas do município de Chitato.
Fez saber que a província tem disponíveis até ao momento, 329.560 livros escolares, dos um milhão e 300 previstos, para serem distribuídos gratuitamente nos dez municípios.
Seis mil e 352 professores vão assegurar o ano lectivo, que contará com 45 novas salas de aulas, fruto da entrada em funcionamento de cinco escolas, construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
O responsável anunciou que no âmbito do PIIM e Eurobond’s, 16 novas escolas, um total de 480 salas de aulas, em construção, entram em funcionamento ainda este ano.
Disse que a Lunda Norte recebeu igualmente, 720 carteiras para mitigar a carência que se regista desde o ano passado (2021).
No ano lectivo 2021/2022, a província matriculou 245 mil alunos em todos os subsistemas de ensino.