Ondjiva- Mil e 946 candidatos iniciaram esta quarta-feira, os exames de acesso para 400 vagas disponíveis para o ano académico 2022/2023 no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO), província do Cunene.
A informação foi avançada pelo coordenador adjunto para área académica do IPO, Daniel Mbandje, realçando que dos candidatos inscritos, 659 são para o curso de Enfermagem e 489 Informática de Gestão, segundo-se 409 para a especialidade de Análises Clínicas e Laboratório, 306 Ensino da Biologia e 43 na Engenharia Agronómica.
Referiu que os exames decorrerão até dia dois de Setembro, sendo o primeiro dia marcado aos exames das Ciências Biológicas e da Saúde, seguindo as Ciências Sociais e o último para o curso de Ciência Exatas e Engenharia.
O responsável precisou que a instituição vai primar pela meritocracia, lembrando que o acesso ao ensino superior no país prende-se pela nota positiva, independentemente do número de vagas.
Esclareceu que apois os exames segue-se a publicação dos resultados dia sete de Setembro, período de reclamação dias sete e oito, e a publicação definitiva dos resultados do exames marcado para o dia 10 de Setembro.
Cláudio Mbandje referiu que das vagas existentes 180 são reservadas para a especialidade de Informática de Gestão, 80 para Engenharia Agronómica e igual número para o curso de Biologia.
Para as especialidades de Engenharia Hidráulica, Análise clínicas e Enfermagem estão disponíveis 40 vagas em cada uma.
O Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO) é uma unidade orgânica afecta a Universidade Mandume ya Ndemufayo, pertencente a 6ª região Académica, criada em 2009, e a única instituição do ensino superior que funciona no Cunene, tem 15 salas de aulas, quatro laboratórios, assegurado por 73 docentes, sendo 53 expatriados e 20 nacionais.