Saurimo – Mil e 983 alunos da 6ª, 9ª e 12ª classe iniciaram, hoje, quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a ser submetidos ao Exame Nacional, para aferir o nível de conhecimentos dos discentes.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete provincial da educação na Lunda Sul, Perfeito Candondolo, disse que para a província da Lunda Sul foram seleccionados 58 turmas e 116 vigilantes, para assegurar o processo dos exames.
Explicou que foram escolhidas 14 escolas no ensino primário, secundário e médio, do município de Saurimo, para a realização dos testes de Língua Portuguesa, e Matemática.
Esclareceu que os exames nacionais não têm a ver com avaliação das provas normais que os alunos realizam e não define a passagem de classe dos estudantes, mas sim, surgem para avaliar o seu nível de assimilação.
Perfeito Candondolo disse ser uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objectivo melhorar a qualidade do sistema de ensino/aprendizagem, permitindo medir como anda o sector a nível nacional, principalmente, na vertente da planificação, execução e da transmissão dos conteúdos científicos.
No presente ano lectivo, foram matriculados em todos os subsistemas de ensino, 230 mil 351 alunos, distribuídos em mil e 847 salas de aulas, assegurados por mil e 129 professores.EM/JW/ART