Ndalatando – Duzentos e 10 mil alunos de diversos níveis de ensino vão frequentar o ano lectivo 2022/2023, na província do Cuanza Norte.
Para este ano lectivo, a província conta com 203 escolas, destas 89 primárias, 84 complexos escolares, 13 unidades do Iciclo e 17 do II, que correspondem a 2.146 salas de aulas.
Os dados foram avançados hoje (segunda-feira) pelo secretário do Governo da Província do Cuanza Norte, Hernani Costa de Azevedo, quando intervinha no acto provincial de abertura do ano lectivo, em representação do governador Adriano Mendes de Carvalho.
Hernani da Costa realçou que do total de alunos matriculados, 30 mil alunos estão inseridos pela primeira vez no sistema normal de ensino.
Destacou igualmente, a presença do investimento privado no sector da educação, com duas unidades - um Instituto Técnico de Saúde em Cambambe e outro Politécnico, em Ndalatando.
Hernani Costa ressaltou a admissão de 448 novos professores, que vão reforçar a actividade docente no presente ano lectivo, no âmbito das estratégias do executivo viradas à promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e geradora de saberes para a vida.
O responsável chamou a atenção das direcções de escolas em relação à manutenção da boa imagem das unidades de ensino, reforçado a segurança e saneamento e pediu para incutir aos estudantes a cultura da preservação do ambiente.
No evento, decorrido no cine Ndalatando, foram ainda apresentadas mensagens dos estudantes, encarregados de educação e docentes, que solicitaram a construção de novas escolas para evitar a sobrelotação das salas de aulas.
O acto presenciado por distintos membros do governo, gestores escolares e representantes de várias associações de professores, foi ainda marcado por momentos de poesia, música e distinção dos docentes e quadros da educação que se destacaram no ano lectivo 2021/2022.