Saurimo – A província da Lunda Sul vai contar, a partir de Maio, com 72 novas salas de aulas para dez mil e 200 alunos da iniciação à 9ª classe que estudam em salas improvisadas, anunciou hoje, sexta-feira, o director para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Cláudio Pemessa.
Em declarações à ANGOP, o responsável sublinhou salas de aulas, inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), fazem parte das 300 em construção na localidade.
No presente ano lectivo, foram matriculados 291 mil e 17 alunos nos diferentes subsistemas de ensino, assegurados por quatro mil e 619 professores, com uma oferta de mil e 706 salas de aulas, das quais, 421 provisórias.
“Estamos a fazer tudo para que a nossa província tenha uma rede escolar capaz de acolher todos os alunos”, disse.
O PIIM na Lunda Sul já concluiu 30 infraestruturas diversas, sendo 16 inauguradas.
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios tem, a nível da Lunda Sul, uma carteira de 81 projectos, com grau de execução física e financeira na ordem dos 82 e 72 por cento, respectivamente.
Nesta província do Leste de Angola, começou a ser implementado em Maio de 2020, prevendo-se 82 projectos, orçados em 11 mil milhões e 571 milhões de Kwanzas.
O reforço da carteira financeira, pelo Ministério das Finanças, permitiu o incremento de nove novos projectos, perfazendo um total de 91, levando o orçamento a passar dos Kz 11 mil milhões e 571 milhões, para 16 mil milhões de Kwanzas.
Durante a reunião, os membros abordaram questões atinentes ao registo oficioso, Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) e à execução das obras inseridas no PIIM.