Ombadja – Novecentos e 45 alunos do ensino primário e I ciclo do bairro Simione Mukune, município de Ombadja, no Cunene, deixaram, a partir de hoje, sexta-feira, de estudar debaixo das árvores, com a entrega de uma escola de sete salas de aulas.
A escola, reabilitada e apetrechada pelo Fundo do Desenvolvimento Local, no valor de 22 milhões de kwanzas, foi inaugurada no âmbito da jornada comemorativa do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.
Na ocasião, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, disse que a infra-estrutura é fruto dos ganhos da paz que os angolanos vivem há 21 anos.
Informou que os alunos que estudavam debaixo das árvores têm agora condições dignas para aprender melhor.
"Desta forma, o ensino ganha dinâmica visto que na época chuvosa os alunos enfrentam situações difíceis, ao ponto de ficarem muitos dias sem assistirem as aulas", referiu.
Elizeth Mwamelungi sublinhou que o governo e administração municipal continuam a construir escolas para resolver a carência de salas de aula e inserir novos alunos no sistema do ensino.
No presente ano lectivo, no município de Ombadja foram matriculados 47 mil 586 alunos, distribuídos em 62 escolas, com 799 salas de aulas, que são assegurados por mil 180 professores.
No geral, a província do Cunene conta com 200 mil alunos e seis mil 257 professores, distribuídos em 333 escolas do ensino primário, primeiro ciclo do ensino médio. PEM/LHE/ART