Luena – Mais de 90 artigos científicos serão expostos durante a realização da 1ª jornada académica do Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), aberta esta segunda-feira, no Luena, sob lema “Investigação académica e científica para o desenvolvimento Institucional, Empresarial e Comunitário”.
As referidas pesquisas, de autorias de docentes e discentes do instituto, estão, entre outras, relacionadas com soluções tecnológicas aplicadas ao ensino, modelos de gestão ambiental, desenvolvimento empresarial, bem como identificação e tratamento de algumas patologias.
Durante três dias, que vão dominar a jornada científica do ISPM, prevê-se a realização de cursos de curta duração sobre “A prevenção de enfermidades crónicas: cancer da mama”, bem como o emprego das TICs na investigação científica.
Contará também com uma mesa redonda com o tema “A formação inicial de professores no ensino superior em Angola - desafios e oportunidades".
Em declarações à imprensa, o director geral do ISPM, Manuel Francisco Bandeira, disse que o evento, o primeiro desde que a instituição se tornou autónoma, por via do Decreto Presidencial nº 285/20, de 29 de Outubro, em substituição da antiga Escola Superior Politécnica do Moxico, que vigorou entre 2010 a 2020,visa estimular a investigação científica no seio da comunidade académica.
“A investigação científica deve ser aplicada ao desenvolvimento local, tendo em conta a especificação da província, com vista à resolução dos diversos problemas”, disse.
Conforme o académico, a principal expectativa da jornada passará pela apresentação dos resultados finais e parciais de algumas investigações realizadas no instituto.
Por sua vez, o vice-governador para o sector político, económico e social, Víctor da Silva, espera que as jornadas proporcionem oportunidades de discussão de pesquisas e troca de experiência entre diversos autores para contribuir no avanço da ciência e da sociedade.
O Instituto Superior Politécnico do Moxico conta, actualmente, com oito cursos na sua grelha formativa, distribuídos em três áreas, nomeadamente, Ciências da Educação (Química, Física, Geografia e Matemática), Ciências Técnicas e Engenharias (Ciências da Computação e Contabilidade Administrativa) e Ciências da Saúde (Enfermagem e Análises Clínicas). TC/YD