Uíge – A província do Uíge poderá contar, para o ano lectivo 2023/24, com mais de 650 mil alunos nos diferentes subsistemas do ensino geral, superando os 621 mil e 204 alunos da época anterior.
A informação foi passada nesta sexta-feira, na cidade do Uíge, pelo chefe de Departamento de Planeamento e Estatística do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, Benilde Gombo, quando falava na conferência de imprensa de esclarecimento sobre supostas irregularidades no processo de matrículas.
A província do Uíge conta com mil e 245 escolas dos diferentes subsistemas do ensino geral, onde 12 mil professores asseguraram o processo de ensino e aprendizagem.
Para a cobertura total da rede escolar, o Gabinete Provincial da Educação do Uíge necessita de 7.800 novos professores.
Em relação ao processo de matrículas, Benilde Gombo disse decorrer a bom ritmo, tendo negado as informações postas a circular nas redes sociais sobre alegada cobrança de valores monetários em alguns estabelecimentos de ensino.
Durante uma ronda feita pela ANGOP, constatou-se que vários estabelecimentos de ensino , localizados na sede capital da província, registam insuficiência de vagas para o ano lectivo 2023/2024, situação que pode deixar milhares de crianças fora do sistema de ensino. NM/JAR