Huambo - Quinhentos e 60 alunos da 5ª classe na província do Huambo iniciaram, em Setembro último, a experimentar o novo modelo de ensino/aprendizagem, adoptado pelo Ministério da Educação, para melhorar as competências académicas.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, pelo director do gabinete local Educação, Mário Rodrigues, no encontro do conselho geral do sector com as comissões de moradores, que serviu para apresentar o projecto da Política Nacional do Livro e o “Planaleitura”.
Sem precisar os prazos, explicou que o novo modelo de docente/educativo consiste num processo de aglutinação das disciplinas curriculares e a abordagem, simplificada para aumentar as capacidade cognitivas dos alunos e as competências académicas, para que sejam sentidas estas valências na vida prática destes estudantes.
Esclareceu que a 5ª classe, neste formato, aglutinou as nove disciplinas para três leccionadas por 16 professores e oito co-adjuvantes, distribuídas em oito escolas seleccionadas, para a experimentação do novo modelo de ensino/aprendizagem nesta região.
Indicou que a estrutura curricular tradicional da 5ª classe é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Manual Plástica, Ciências da Natureza, Geografia, História, Educação Moral e Cívica, Educação Musical e Educação Física.
No novo modelo de ensino/aprendizagem, explicou, o currículo ficou simplificado em Guia Metodológico de Língua Portuguesa, Ciências Integradas, Educação Física e Artística , num processo que decorre de forma experimental em cinco municípios desta região do Planalto Central.
Realçou que, apesar de se ter um aproveitamento académico acima dos 75 por cento na província do Huambo, ainda é necessário aperfeiçoar os níveis de competências dos alunos das distintas classes.
Por isso, solicitou maior cooperação e interdisciplinaridade entre alunos, professores e encarregados da educação, para o fortalecimento das capacidades cognitivas.
Neste contexto, salientou que o município do Huambo seleccionou quatro escolas, enquanto o Bailundo, a Caála, Cachiungo e Chicala-Cholohanga escolheram uma instituição de ensino/cada, concebidas para acolherem, cada uma delas, 35 alunos.
Mário Rodrigues desafiou os gestores escolares dos 11 municípios a promoverem campanhas de doação de livros para o fortalecimento e o apetrecho das bibliotecas dos estabelecimentos de ensino estatais, visando o aprofundamento do projecto “Planaleitura” aprovado pelo Executivo.
Disse que o “Planaleitura” é um projecto transversal e deve ser dinamizado por via das iniciativas de cada unidade escolar, para que os alunos venham ter resultados académicos satisfatórios.
Por outro lado, exigiu o cumprimento escrupuloso dos projectos educativos de cada instituição escolar, as normas jurídicas orientadora e actuação responsável para aumentar os resultados académicos.
Em 2025, a 6ª classe vai, também, adoptar um outro projecto piloto de ensino/aprendizagem definido pelo Ministério da Educação na. LT/ALH