Huambo – Quarenta e oito mil 849 alunos do ensino primário, na província do Huambo, beneficiam de merenda escolar composta por produtos do campo e industriais, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza.
O projecto, iniciado em Março último, visa atenuar o absentismo e a desistência escolar de menores, matriculados em 52 escolas do ensino primário desta região.
Trata-se de uma iniciativa do Executivo angolano, que visa ainda estimular a capacidade de apreensão de conhecimentos das crianças, favorecer a formação, bem como prevenir situações de insucessos e abandono escolar.
O director do Gabinete local da Educação, Celestino Piedade Chiquela, disse estarem abrangidas 20 escolas do município Cachiungo, 12 para o Mungo, sete para os da Caála e Londuimbali/cada um deles, quatro para as municipalidades do Bailundo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha e Longonjo, enquanto os municípios do Huambo e Ucuma foram contempladas com três escolas cada.
Explicou que as merendas são distribuídas pelas administrações municipais, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza, com uma disponibilidade de três milhões de Kwanzas/mês, por cada um dos municípios.
Disse que o programa do Executivo conta, igualmente, com o apoio do grupo empresarial Carrinho que disponibilizou-se em apoiar algumas escolas primárias das províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Malanje e Uige, com 200 mil merendas/dia
Por isso, Celestino Piedade Chiquela perspectiva que mais alunos possam beneficiar do programa no próximo ano lectivo, uma vez que o apoio tem uma duração de três anos.
Deu a conhecer que, na província do Huambo, a distribuição decorre sem constrangimentos, sendo o município do Cachiungo, com 17 mil 300 alunos, o que tem maior número de beneficiários.
A província do Huambo, com uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, conta, actualmente com mil e 524 escolas, perfazendo nove mil salas de aula, onde estudam 896 mil 524 alunos, ensinados por 17 mil 772 professores