Ondjiva – Duas mil e 112 crianças iniciaram, esta terça-feira, as aulas do ensino primário na escola da centralidade Dom Fernando Guimarães Kevanu, da cidade de Ondjiva (Cunene).
A referida escola possui 24 salas de aulas e foi inaugurada em Julho último, durante a entrega das primeiras 484 habitações da referida centralidade.
Ao intervir na cerimónia de início das aulas, o administrador municipal do Cuanhama, José Kalomo, considerou a escola como um grande ganho para esta região, uma vez que os alunos enfrentavam muitas dificuldades no processo de aprendizagem.
“Com as condições postas a disposição, acreditamos que os alunos e os professores estarão melhor acomodados, o que contribuirá na qualidade de ensino e aprendizagem das crianças”, afirmou.
Algumas das crianças enquadradas nesta escola, devidamente apetrechadas, estudavam debaixo de árvores nos bairros do Ekuma, Cachila e Oshomukuio, na cidade de Ondjiva.
Este ano, a província do Cunene tem matriculados 200 mil alunos, em 333 escolas do primeiro ciclo ao ensino médio, acompanhados por cinco mil 886 professores.