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Escolas no Cuanza-Norte beneficiam de caixas de denúncias

     Educação              
  • Cuanza Norte • Terça, 17 Dezembro de 2024 | 17h35
Alunos de diversas escolas do Huambo aprendem sobre a preservação do meio ambiente
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Zeferino Zinga-ANGOP

Ndalatando- Vinte e uma escolas estão a beneficiar, a partir  de hoje (terça-feira), de caixas de denúncias contra  o assédio sexual e bulling, no quadro do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT).

O projecto, uma iniciativa da ONG americana World Vision,  visa a denuncia anónima destes males por estudantes e encarregados de educação.

A iniciatava  vai abranger 17 escolas no município do Cazengo, sede provincial, três em Ambaca  e uma na Banga.

O assessor da vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Miguel João Vunge, informou que o Governo Provincial vai expandir o projecto aos dez municípios da província, para garantir que os estudantes tenham acesso igual a bens e serviços.

De acordo com o coordenador da World Vision, Manuel  Rufino Antunes, Cuanza-Norte preocupa a organização por ser uma das províncias que mais perde estudantes a cada ao lectivo, em consequência do bulling.

O projecto prevê ainda a distribuição de alguns bens de uso pessoal a meninas.

O responsável provincial da Educação, Miguel Ngola, destacou que a iniciativa vai contribuir para um ambiente escolar mais seguro e harmonioso.

Para o responsável, o projecto representa a esperança num futuro melhor onde cada aluno se sinta seguro e protegido, fortalecendo a cultura da paz.

O PAT visa prevenir a violência baseada no género, incentivar a permanência e ou o regresso à escola por meio da concessão de bolsas de estudos para os mais vulneráveis, assegurar a prevenção da higiene íntima e o abastecimento de água e casas de banho funcionais.

Entre os objectivos, consta ainda proporcionar uma educação de segunda oportunidade, massificando o programa de recuperação do atraso escolar, trabalhando para que adolescentes e jovens tenham a possibilidade de concluir a escolarização obrigatória e adquirir competências profissionais. IMA/SEC





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