Malanje- Catorze mil 321 alunos afectos a 18 escolas do Iº ciclo de ensino secundário na província de Malanje vão beneficiar da primeira fase do programa de bolsas de estudos, no âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II).
A iniciativa tem ainda como fito melhorar a proporção de raparigas matriculadas no I ciclo do ensino secundário no país.
Para viabilizar o programa de bolsas de estudo, o Gabinete Provincial da Educação iniciou hoje, segunda-feira, a primeira fase de registo dos alunos contemplados.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, estão mobilizados 17 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) para o processo de cadastramento.
Explicou que o valor da bolsa ronda aos 35 mil kwanzas/ano para cada aluno com resultados satisfatórios e para as meninas matriculadas na 9ª classe e que venha a transitar para a 10ª classe receberão um bónus de igual valor.
Acrescentou que os alunos das escolas sedeadas no casco urbano beneficiarão de um cartão multicaixa do banco BAI, carregado com os valores correspondentes à bolsa, ao passo que os alunos das escolas das zonas rurais receberão o valor em mão.
Recomendou às escolas seleccionadas no sentido de pautarem pela lisura, para que os valores sirvam os objectivos definidos pelo Executivo.
Por sua vez, o consultor do Programa de Bolsas de Estudos do Ministério da Educação, Ailton de Oliveira, disse que a nível do país pretendem registar 200 mil alunos até 2025.
A directora do Complexo Escolar nº 118 Casa Gaiato, Esmeralda da Conceição congratulou-se com a iniciativa, que vai beneficiar cerca de 300 alunos daquele estabelecimento de ensino.
O Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II) conta com o financiamento do Banco Mundial (BM). RM/ACC/PBC