Ondjiva - Cento e 24 escolas do ensino primário estão a ser apetrechadas com carteiras, na província do Cunene, com o objectivo de proporcionar um ambiente adequado e confortável aos alunos.
A informação foi prestada esta sexta-feira, na cidade de Ondjiva, pelo director do gabinete da Educação do Cunene, Domingos de Oliveira, para quem foram canalizadas nove mil e 995 carteiras, de um total de 14 mil e 860 carteiras necessárias para o apetrechamento da rede escolar na província.
Informou que estão a ser apetrechadas 47 escolas do município do Cuanhama, 29 do Namacunde, 24 do Cuvelai, 10 de Ombadja, nove do Curoca e cinco da Cahama.
O responsável referiu que a iniciativa, do Ministério da Educação, tem por objectivo melhorar a qualidade das salas de aulas, garantido que os alunos tenham condições adequadas de acomodação.
Segundo o responsável, o plano visa a reposição das carteiras danificadas e outras furtadas.
“Essa acção faz parte dos esforços contínuos do Executivo, para revitalizar as estruturas educacionais e criar ambientes propícios ao aprendizado”enfatizou.
Por outro lado, o responsável falou que foram distribuídos mais de três mil quadros, no ano lectivo de 2022/2023, destinados às turmas que funcionam ao ar livre.
Nesta senda, realçou que a província controla duas mil 430 turmas ao ar livre.
No presente ano lectivo, estão inscritos nos vários subsistemas de ensino, na província do Cunene, 228 mil e 770 alunos. Destes, 28 mil 548 ingressaram pela primeira vez no sistema de ensino público.
Para este ano lectivo, a província conta com 334 escolas, destas 257 do primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus e igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnicos, correspondendo um universo de mil 251 salas de aulas. FI/LHE / OHA