Uíge - Dez mil e 173 alunos da 6ª, 9ª e 12ª classes de nove municípios da província do Uíge iniciaram hoje, segunda-feira, a II fase da generalização dos exames nacionais, para aferir o cumprimento dos objectivos do sistema de ensino e aprendizagem.
Trata-se dos alunos dos municípios do Uíge, Damba, Songo, Mucaba, Sanza Pombo, Bungo, Maquela do Zombo, Quitexe e Ambuila, sendo que a província possui 16 municípios.
Em declaração à imprensa, o coordenador dos exames nacionais, Agostinho Nunes Isenxi, explicou que o processo terá a duração de 4 dias, seleccionada a partir de 70 escolas, para a realização de testes de língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Ciência da Natureza.
O coordenador acrescentou que foram selecionados 20 directores de escolas, 20 secretários, mais de 100 vigilantes e mais de 35 coadjuvantes, capacitados para elaboração, classificação e aplicação do teste.
Para Agostinho Nunes Isenxi, os exames visam aferir o nível de cumprimento dos programas das escolas, bem como avaliar a aprendizagem para apurar o nível e o grau de aprendizagem dos estudantes finalistas por uma entidade externa.
Informou que, no passado 2022-2023, foram seleccionados para os exames nacionais piloto 7 municípios e 7 mil e 50 alunos finalistas.
Por sua vez, o administrador municipal do Uíge, Raimundo Teca, disse esperar que os resultados obtidos sirvam para a expansão do processo.
Por essa razão, pediu aos participantes do processo de avaliação maior responsabilidade, para o êxito da iniciativa que visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem no país.
O sector da educação no Uíge matriculou, no presente ano lectivo 2023-2024, mais 650 mil alunos nos diferentes subsistemas do ensino geral, superando os 621 mil alunos da época anterior. EPP/JAR