Ondjiva - O linguista Nelson Bala defendeu, na terça-feira, em Ondjiva (Cunene), a necessidade dos professores do I e II ciclo aperfeiçoarem as metodologias de ensino da língua portuguesa, visando a qualidade do processo de instrução e aprendizagem nas escolas.
O também professor de metodologia de língua portuguesa falou à ANGOP, no âmbito da jornada do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio.
Disse que alguns professores que leccionam a cadeira de língua portuguesa no I ciclo, por não serem especialistas na área, não aplicam metodologias próprias de ensino que facilitam os estudantes a aprenderem.
Fruto desta realidade, afirmou que a maioria dos estudantes chega ao ensino médio com muitas debilidades de leitura e elaboração de textos, devido a má preparação nas classes de base.
“O ensino da língua portuguesa é um pressuposto que tem a ver com a base, mas que pode ser invertido, por via de investimentos em manuais para a leitura, gramática e dicionário, tanto por parte do professor e do estudante”, afirmou.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, admitiu a existência de algumas debilidades no ensino da disciplina, sublinhando a aposta na qualificação contínua dos docentes em questões metodológicas.
O responsável destacou a importância da dosificação por prever objectivos, conteúdos e métodos de ensino e promover a eficiência do processo de ensino-aprendizagem.
Domingos de Oliveira apelou aos professores do I e II ciclo a aperfeiçoarem e melhorarem a formação e investigação, de modos a ganharem habilidades na transmissão de conteúdos curriculares.
A província do Cunene matriculou, no ano lectivo 2023/2024, mais de 200 mil alunos, enquadrados em 334 escolas do primeiro ao ensino médio, assegurados por seis mil e 492 professores, enquadrados nos três subsistemas de ensino.
A língua portuguesa é uma das línguas mais importantes do mundo, sendo oficial em nove países e é utilizada como língua secundária em muitos outros.
O 5 de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa desde o ano de 2020. A escolha desta data comemorativa ocorreu a 25 de Novembro de 2019, durante a conferência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. PEM/LHE/OHA