Lubango - O Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla lançou hoje, segunda-feira, no Lubango, o primeiro curso de Doutoramento em Educação na região Sul de Angola, com o foco no alargamento da melhoria da formação de docentes.
A formação académica, com duração de quatro anos, foi criada ao abrigo do Decreto Executivo nº 88/23 de 27 de Junho, tem como especialidades formativas, o Desenvolvimento Curricular, Organização e Administração Escolar e Tecnologia Educativa.
O curso tem com objectivo geral formar profissionais e pesquisadores de educação de alto nível académico, científico e cultural do ISCED-Huíla, das restantes instituições congéneres de Angola e de outras ligadas à educação, assim como elevar a pertinência e o impacto social das mesmas.
Contribuir para a geração de novos conhecimentos, para a conservação, desenvolvimento, promoção e difusão da cultura científica e tecnológica, no âmbito das ciências da educação, são os objectivos específicos, segundo o coordenador geral do Doutoramento em Educação, António Fins.
Falando no acto de lançamento do curso, fez saber que as aulas arrancam na primeira quinzena de Outubro, com 30 estudantes, cuja modalidade é semi-presencial e para potencializar a qualidade, o programa doutoral será desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal), que garante o apoio em docentes e a assessoria científico-metodológica.
Destacou que serão admitidos ao programa candidatos Titulares do grau de Mestre em Ciências de Educação ou em áreas afins, reconhecido pelo INAAREES, com média igual ou superior a 14 valores e Titulares do grau de Licenciado em Ciências de Educação.
Explicou que as unidades curriculares do programa apresentam-se agrupadas em três componentes, com realce para a teórico-metodológica, a investigativa, a de realização da tese, a pré-defesa e defesa.
Referiu que o programa é assegurado por um corpo docente (professores e orientadores), constituído por 17 elementos, dos quais 10 são de nacionalidade angolana e sete da portuguesa (Universidade de Aveiro).
O ISCED-Huíla, prosseguiu, com mais de 40 anos de existência, possui experiência na formação de professores e desenvolve desde 2004, com a colaboração de profissionais de diferentes nacionalidades, 12 mestrados.
De acordo com António Fins, é neste contexto, que emerge o programa de Doutoramento em Educação com o propósito de contribuir para a formação de professores e gestores dos Institutos Superiores de Ciências de Educação de Angola e profissionais de outras instituições de educação.
Por sua vez, o presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu, considerou ser um “momento de júbilo”, pois marca uma etapa no âmbito da sua oferta formativa, já que atinge o seu nível mais elevado em termos de pós-graduação, premiando o trabalho interno dos seus investigadores mais diferenciados.
Sublinhou que um doutoramento é um programa “muito sério”, por isso o regozijo da instituição faz-se acompanhar de alguma preocupação e sentido de responsabilidade em relação ao rigor a empreender para que os resultados sejam promotores de uma elevada diferenciação e afinação das linhas de investigação.
O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.
De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos. BP/MS