Ondjiva – O secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Cunene, Praia Chivela, defendeu, esta segunda-feira, a necessidade dos jovens desenvolverem habilidades e competências académicas e profissionais, de modo a contribuírem activamente no desenvolvimento socioeconómico do país.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial das Competências dos Jovens, que hoje se assinala, o responsável referiu que a juventude, enquanto principal activo do país, deve demonstrar as suas competências na promoção do progresso e do crescimento da sociedade nos mais variados ramos de actividade.
Para tal, disse, devem primar pelo associativismo, solidariedade e a promoção de trabalhos voluntários em prol do bem-estar comum.
“A participação dos jovens em acções que promovam a sua afirmação socioeconómica é fundamental para o desenvolvimento do país, razão pela qual devem apostar na formação académica e técnicoprofissional. De igual modo, devem primar pela criatividade e imaginação na busca das suas realizações pessoais”, salientou.
Fez saber que o CPJ tem trabalhado com os jovens em prol da preservação da paz, da unidade e da promoção da justiça social.
O Conselho Provincial da Juventude no Cunene controla mais de cinco mil filiados, distribuídos em 51 associações, entre religiosas, políticas e filantrópicas.
O Dia Mundial das Competências dos Jovens adoptado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2014, através da Resolução 69/145.
Este ano, a efeméride é comemorada sob o lema “Competências dos jovens para a paz e o desenvolvimento”, que sublinha o papel crucial que os jovens desempenham na construção da paz e na resolução de conflitos.FI/LHE/MCN