Ndalatando - Trezentos e 26 jovens estão inscritos para participar do quarto curso gratuito preparatório de ingresso ao ensino superior, no ano académico 2024/2025, promovido pela JMPLA no Cuanza-Norte, soube à ANGOP esta quarta-feira
Segundo o secretário provincial do Cuanza-Norte da organização juvenil do MPLA, Eliseu Ângelo, o projecto visa preparar jovens que pretendem ingressar no ensino superior e ajudar candidatos com dificuldades financeiras para custear um curso preparatório.
O curso será ministrado por 16 formadores, entre docentes do ensino superior e estudantes universitários do 4º ano de diversas especialidades.
A formação com a duração de 30 dias conta com o apoio do comité de especialidade de professores do partido e vai abordar temas relacionados com os tópicos de cada curso disponibilizado pelas instituições locais de ensino superior.
Convidado a proceder à abertura do curso, o primeiro secretário provincial do MPLA no Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, defendeu a criação de mais instituições de ensino superior na província, para aumentar e diversificar a oferta formativa.
O também governador da província reafirmou a disponibilidade do governo local para apoiar iniciativas que concorrem para o aumento da oferta formativa na região.
Aurora da Purificação uma das candidatas aplaudiu a iniciativa da JMPLA.
Salientou que a mesma vai permitir que jovens carentes beneficiem de acções preparatórias gratuitas e enfrentem com segurança os testes de admissão.
A província do Cuanza-Norte dispõe de três instituições de ensino superior, duas públicas e uma privada, que oferecem, anualmente, cerca de mil e 500 vagas para o ingresso de novos estudantes. DS/YD