Huambo - As III Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – ISUPEkuikui II, encerradas hoje, sexta-feira, recomendaram a conjugação de esforços entre as entidades públicas, instituições universitárias e a sociedade, em geral, na implementação das autarquias locais.
A recomendação consta no comunicado final do evento, aberto terça-feira (09/05), onde os participantes consideram que a implementação das autarquias locais em Angola contribuirá, significativamente, para o desenvolvimento de vários sectores da vida social.
Nesta conformidade, defenderam o fortalecimento das instituições públicas, na garantia da sua sustentabilidade, quer a nível de infra-estruturas, quer a nível financeiro, de modo a assegurar o sucesso dos novos órgãos a serem implementados no quadro dos desafios da descentralização administrativa do país.
Ainda de acordo com o documento, os participantes recomendaram a necessidade das políticas públicas serem implementadas, de forma inclusiva, para beneficiar todos os membros da sociedade e, sobretudo, evitar roturas entre as autoridades tradicionais e o poder local.
Ao encerrar as jornadas científicas, o administrador do ISUPEKUIKUI-II, Carlos Brito, manifestou a disponibilidade desta instituição de ensino superior privado em continuar a cooperar com governo na promoção do crescimento e desenvolvimento local, bem como prestar o saber científico para contribuir nos desafios da implementação, com êxito, das autarquias no país.
Uso consciente das redes sociais
Ao abordar o tema “As redes sociais e o agenciamento dos sujeitos”, o comunicólogo e professor universitário, Celso Malavoloneke defendeu, a elevação da consciência dos cidadãos sobre o uso correcto destas plataformas digitais, enquanto ferramentas que podem contribuir no desenvolvimento do país e na garantia da paz social.
Para o especialista, é importante que os utilizadores destas plataformas digitais tenham a consciência e a responsabilidade de usá-las para o bem comum, para a paz social e a construção de um mundo cada vez melhor.
Lembrou que as redes sociais surgiram num contexto da evolução da tecnologia e que estão a crescer muito rápido do que a capacidade da sociedade em criar mecanismos de controlo.
As III jornadas científicas do ISUPEkuikui II, decorridas sob o lema: “O papel das Instituições do Ensino Superior no desenvolvimento local”, juntaram, para além da comunidade estudantil, docentes de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entidades governamentais, profissionais da justiça e do sector da comunicação social.
Os participantes ao evento analisaram, entre outros, temas como: 'Importância Estratégica da implementação das autarquias locais para o desenvolvimento de Angola", "A justiça e os direitos humanos no desenvolvimento social", "A profissão Jurídica e sua relevância social", "O lugar da Língua Portuguesa na cidadania global", "Competências ortográficas no EP e Iº Ciclo do ES".
Dos temas em debate, constaram "A Formação de professores – Tendências e desafios", "O uso excessivo/abusivo da internet como fuga à realidade social: causas e consequências psico-sociais" e "Critérios de noticiabilidade dos órgãos locais de comunicação",
O ISUPEkuikui II, primeira instituição de ensino superior privada na província do Huambo, em funcionamento desde 2011, já colocou à disposição do mercado de trabalho três mil e 15 licenciados.
Lecciona cursos de licenciatura nas áreas de Enfermagem Geral, Ciências da Educação, Análises Clínicas, Direito, Engenharia Informática, Ciências da Comunicação, Psicologia, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Economia e Gestão, Engenharia Civil, Educação Física e Desporto, Ciências Informáticas, Administração, Língua Portuguesa e Matemática. VKY/ALH