Lubango - Instituto Superior Católico do Lubango (ISUCAL) vai contribuir para a redução das assimetrias no acesso ao ensino superior na Huíla, em função da sua localização geográfica, que potencia a regiões Leste e Norte da província, considerou o pároco da Paróquia da Nossa Senhora da Muxima e principal promotor do investimento, Padre Américo Costa.
O sacerdote fez esta apreciação na abertura do ano académico inaugural do ISUCAL, justificando que 79% dos municípios da província da Huíla estão localizados nesta direcção.
Destacou que a instituição surge como uma oportunidade de retenção da juventude do Toco e é uma oportunidade que abre-se aos jovens dos municípios vizinhos, assim como aos da Centralidade da Quilemba que dista a 17 km do Toco e 35 do Lubango.
“Acreditamos e juntamo-nos à tamanha alegria da população religiosa e não só, que se revê como um grupo com identidade própria, ao ser beneficiária primária e directa do carisma da Igreja Católica que é a sua presença na vida social das comunidades através do ensino e, por conseguinte, um motor de Mudança para os nossos estudantes”, aludiu.
Sublinhou que a abertura oficial do primeiro ano curricular impõe a obrigação de manifestar o sentimento de gratidão a todos que apoiaram de forma directa ou indirecta, tornando possível a materialização deste projecto.
Admitiu terem consciência que o alcance da presente meta, representa o redobrar das responsabilidades para todos integrantes da equipa, que de forma coesa, prosseguirá o trabalhando de forma determinada, responsável, prudente e ponderada, para garantir um ensino de qualidade, baseado no rigor académico e científico.
O acto de abertura foi testemunhado por entidades religiosas, académicas, policiais, militares estudantes e a comunidade em geral.
O ISUCAL localizado na zona do Toco, comuna do Hoque, a 35 quilómetros da sede capital da província da Huíla, é fruto de um percurso iniciado em 2018. Foi oficializado por Decreto Presidencial em Setembro último, cujo Campus, mesmo numa fase ainda incipiente, beneficiou da bênção dos Bispos da CEAST, em Agosto de 2021. É afecto à Paróquia da Nossa Senhora da Muxima do Toco.
No presente ano académico estão matriculados mais de mil estudantes em quatro cursos. BP/MS