Luena – A implementação dos cursos de mestrados no Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM) está a ser analisada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) informou, esta quarta-feira, no Luena, o coordenador da comissão da instituição, Ernesto Gabriel.
O responsável falava à ANGOP a propósito do grau de implementação das novas estratégias traçadas para guiar a instituição, criada por via do Decreto Presidencial nº 285/20, de 29 de Outubro, em substituição da antiga Escola Superior Politécnica do Moxico, que vigorou entre 2010 a 2020.
De acordo com o responsável, na proposta pedagógica remetida, em 2021, ao ministério de tutela, consta, numa primeira fase, o ensino de mestrados nas áreas da Didáctica das Ciências e engenharias ambientais, bem como a implementação de novos cursos de licenciaturas em Ensino Primário, Gestão de Recursos naturais e Gestão logística e transportes.
Para a cobertura dos mestrados, disse que a instituição poderá cooperar com docentes das Universidades Agostinho Neto, Mandume Ya Ndemufayo e da Universidade José Eduardo dos Santos, face às parcerias já existentes.
Sublinhou que os referidos cursos visam tirar melhor proveito das potencialidades que a região ostenta, mormente a sua biodiversidade e a localização geográfica, ao longo corredor do lobito.
“Os cursos de mestrados não geram despesas para o Orçamento Geral do Estado, porque se auto-sustentam, componente que facilita a mobilidade dos docentes", reforçou.
Para a efectivação desse desiderato, acrescentou que a instituição já deu início ao processo de montagem de laboratórios e a aquisição de novos bibliografias.
Quanto aos cursos de licenciatura, disse que actualmente são acompanhados por 193 docentes, dos quais 171 colaboradores, ainda estando abaixo da metade das necessidades da instituição, perspectivando uma alteração desse quadro, com a possibilidade da realização de mais ingressos de quadros pelo ministério de tutela.
Sobre as acções concretizadas, mais de dois anos depois da sua autonomia administrativa, destacou a aprovação do estatuto orgânico da instituição, bem como a implementação dos símbolos institucionais.
O Instituto Superior Politécnico do Moxico conta, actualmente, com oito cursos na sua grelha formativa, distribuídos em três áreas, nomeadamente, Ciências da Educação (Química, Física, Geografia e Matemática), Ciências Técnicas e Engenharias (Ciências da Computação e Contabilidade Administrativa) e Ciências da Saúde (Enfermagem e Análises Clínicas).