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Académicos desafiados a desconstruir eurocentrismo

     Educação              
  • Huíla • Segunda, 19 Junho de 2023 | 11h51
Narciso Félix, presidente do ISPI
Narciso Félix, presidente do ISPI
Morais Silva - ANGOP

Lubango -  O Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), instituição privada, foi desafiado a apostar na desconstrução epistemológica do eurocentrismo, para inverter a lógica da inexistência dos saberes endógenos e muitas vezes tidos como periféricos.

O eurocentrismo é uma visão do mundo que coloca a Europa como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história da humanidade.

Estabelecido durante o renascimento, o eurocentrismo estabelece a hierarquia das relações de poder mundial e uma narrativa histórica de superioridade da Europa Ocidental, servindo como modelo teórico de interpretação e dominação.

É baseado em valores como modernidade, Estado-nação, pluralismo cultural, desenvolvimento económico e racismo, partindo de um discurso colonialista que vê a Grécia como berço da civilização, gerando uma distorção do mundo não europeu, enquanto narra a história da Europa isolada da influência externa.

A recomendação da necessidade de desconstruir essas ideias, foi feita no Terceiro Confresso Científico sobre os Estudos Culturais, sob o lema “Interculturalidade e Movimento Sociais, Raça, Classe e Género”, com duração de dois dias, que o Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) organizou, em colaboração com algumas instituições da CPLP.

Ao fazer o balanço da actividade hoje, segunda-feira, à ANGOP,  o presidente do ISPI,  Narciso Félix,  realçou que para  o sucesso das desconstrução epistemológica  do eurocentrismo  é preciso apostar-se mais na investigação, como ja fizeram angolanos como Victor Cagibanga, Matumona Manamossi, Boaventura de Sousa e  outros apologistas das Epistemologias do Sul.

Citando Boaventura  de  Sousa, disse ser  necessário fazer-se  a desmonumentalização  do Ocidente, afirmando que o Sul existe e é  preciso partir do Sul com o Sul.

Detalhou que  a  Epistemologia é toda noção ou ideia refletida ou não sobre as condições do que conta como conhecimento válido, porque é  por via deste saber que uma experiência social se torna intencional e inteligível.

Destacou que o interesse do ISPI com a  RIEC é que a sua  cooperação vá  além, pois conta com a rede  em parcerias de investigação científica e até no envio dos seus  estudantes para as universidades  do circuito, a fim de darem continuidade aos  estudos de pós-graduação.

Por sua vez a presidente da RIEC, Maria Baptista  considerou  o Congresso o   princípio de uma  colaboração com o país,   pois as suas expectativas foram todas ultrapassadas pela positiva e  aprenderam muito.

“Saímos  do evento e de Angola com muitas perguntas, contactos, o que quer dizer que o quarto Congresso da RIEC, em  2024 no Brasil, vamos continuar a buscar resposta para contribuir para a resolução de alguns problemas candentes da sociedade, relativos à família, igualdade de género e integração social de grupos vulneráveis”, frisou.

No certame, foram feitas 57 comunicações com temas inerentes aos Estudos Culturais, que visam  contribuir para a concepção de projectos, com o foco na mediação de alguns problemas candentes na sociedade, relativos à família, igualdade de género e integração social de grupos vulneráveis.

Entre os temas destacam-se “Estudos Culturais e Educação Intercultural idade, Desconstrução de subalternidades em práticas educativas e socioculturais”, “Estudos Culturais, Etnicidade e Diáspora”. Victor Cagibangui, Matumona Manamossi e  outros apologistas das Epistemologias do Sul. BP/MS





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