Luena - Dois novos cursos de licenciaturas nas áreas de engenharias poderão se estreia no Instituto Superior Politécnico do Moxico no próximo ano académico 2024/2025, informou à ANGOP o chefe de Departamento para os Assuntos Académicos da instituição, Ngaiele Fundão.
Trata-se dos cursos de Engenharia Logística e de Transporte, bem como de Engenharia do Ambiente, que vão disponibilizar 50 vagas cada, no ano de estreia.
Conforme o académico, localmente estão criadas todas as condições para se dar início às inscrições nesta área de formação, aguardando-se apenas pela resolução de "pequenos aspectos burocráticos" a nível do ministério de tutela, que poderá ser ultrapassado nos próximos dias.
Além dos novos cursos, a instituição vai continuar a formar quadros nas áreas de Ciências de Educação (Geografia, Física, Química, Matemática), Saúde (Análises Clínicas, Enfermagem) e de Engenharias (Ciências da Computação e Contabilidade e Administração).
Quanto aos cursos de saúde, disse que a instituição teve aprovação do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), para continuar a formar quadros nos dois anos académicos, com a recomendação de se melhorar a composição do quadro docente.
A recomendação do INAAREES, segundo o académico, passa pela necessidade de se aumentar o número de professores com grau de Doutoramento, com vista a melhorar a qualidade de ensino nesta área de formação.
Ao todo, a oferta formativa na única instituição pública da poderá aumentar, passando para 800 no próximo ano académico, contra os 550 do ano anterior. TC/YD