Soyo - Seiscentas e 70 vagas estão disponíveis nas áreas da pedagogia e das engenharias para o ingresso de novos estudantes no Instituto Superior Politécnico (ISP) do Soyo, província do Zaire, para o ano académico 2024/2025.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o vice-presidente para a área académica, Carlos Andrade Neto, explicou que as vagas estão distribuídas nos cursos de ensino primário, de matemática, engenharia de organização e manutenção industrial, engenharia informática e engenharia mecânica.
Informou que foram inscritos 886 candidatos, dos quais 682 apurados para os exames de ingresso que têm início a partir do próximo dia 19 de Agosto e terminam a 23 do mesmo mês.
No total, disse, a instituição que detém 20 salas de aula vai atender, no próximo ano académico, 2.500 estudantes de ambos os sexos, 50 dos quais em regimento de internato.
Disse ser perspectiva da instituição, para os próximos anos, a abertura de cursos virados às áreas da petroquímica e agronomia, para alargar a oferta formativa, tendo em vista a construção de uma refinaria de petróleos e a fábrica de fertilizantes na região.
Disse ser prerrogativa do ISPS, a abertura de três áreas de formação, estando já disponíveis duas, as da pedagogia e engenharias, em estudo está a possibilidade de incorporar o curso de ciências da saúde.
O Instituto Superior Politécnico do Soyo, anteriormente designado Escola Superior do Soyo, desanexou-se como unidade orgânica da Universidade 11 de Novembro, com sede em Cabinda, em 2022, passando a ser uma instituição autónoma do ponto de vista administrativo e financeiro.
Dispõe de um corpo docente composto por 35 professores nacionais e 17 expatriados (cubanos).
O ISP do Soyo já colocou no mercado de trabalho dois mil e 42 licenciados, desde a sua criação em 2011. PMV/JL