Ndalatando – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) está a trabalhar com o Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA) para disponibilizar 500 bolsas de estudo internas para jovens na província do Cuanza Norte.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaias Calunga, o acordo, que já se encontra muito avançado, vai permitir a formação de jovens na provincia a custo zero.
Informou que estas bolsas estarão no controlo do Conselho Provincial da Juventude e prevê beneficiar líderes juvenis e outros jovens na provincia.
Isaias Calunga esclareceu que a cooperação com o ISIA é uma das estratégias da organização para a formação e empregabilidade da juventude na província.
Falando num encontro com líderes juvenis e jovens na cidade de Ndalatando, o presidente do CNJ informou que a organização está a trabalhar também com o Banco Nacional de Angola (BNA) para a atribuição de créditos bonificados a jovens com iniciativas empreendedoras.
Neste sentido, informou, foi criado um grupo técnico entre o BNA e o CNJ e acredita que até Outubro será disponibilizada uma linha de crédito para financiamento de iniciativas de jovens, com vista a massificar o empreendedorismo.
No quadro do Programa Juvenil de Apoio à Produção, o CNJ, de acordo com o presidente, está a trabalhar com vários departamentos ministeriais para que no capítulo da pecuária, pesca e aquicultura, os jovens beneficiem de crédito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Actividade Agrária (FADA).
Esta linha de crédito está avaliada em 1 bilhão e 800 milhões de kwanzas e destina-se a jovens organizados em cooperativas, que recebem cada 15 milhões de kwanzas.
No quadro desta linha de crédito, que também já está a beneficiar jovens na província de Luanda, 70 projectos de cooperativas juvenis foram aprovados no Namibe.
Indicou que em cada província serão financiadas no mínino 50 cooperativas, compostas de pelo menos dez jovens, com terrenos de até um hectar e com direito de superfície ou de concessão de terra.
Isaias Calunga esclareceu que CNJ está a apostar na agricultura por considerar que este sector é a base para o desenvolvimento económico de Angola .
Durante a visita de algumas horas à provincia do Cuanza Norte, o presidente do CNJ teve um encontro de cortesia com o governador provincial, Pedro Makita e encontrou-se com o jovem inventor, Euclides Dala, a quem ofereceu material tecnológico para melhorar a actividade.
Em breves declarações à imprensa, o governador do Cuanza Norte, Pedro Makita, enalteceu a iniciativa do jovem inventor, considerando que escreveu o seu nome nos anais da história.
Pedro Makita, que também integrou a delegação que visitou o jovem inventor no seu local de trabalho, disse que o Governo Provincial também o vai homenagear porque a sua acção eleva o nome da província e de Angola nos anais mais alto das tecnologias de informação.
De acordo com o presidente do CNJ, quarta-feira o jovem que inventou uma rede social denominada Kamba Dyami (meu amigo) vai reunir-se, em Luanda, com o ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto.
Disse que o CNJ está aberto a iniciativas de jovens inventores e empreendedores em toda a província e os aconselhou que tenham a organização como uma plataforma para a discussão e análise dos projectos e das preocupações que os afligem.
A visita do lider juvenil visou dar a conhecer aos jovens no Cuanza Norte as acções do Governo em prol da juventude.