Sumbe - O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Sumbe (Cuanza Sul) vai ministrar, a partir deste ano lectivo, os cursos de doutoramento em educação pré-escolar e metodologia do ensino primário, soube, esta terça-feira, a ANGOP.
A informação foi avançada pela vice-presidente para os assuntos académicos da instituição, Marcelina da Fonseca, adiantando, sem revelar os montantes, que os doutoramentos serão ministrados com o apoio financeiro da União Europeia e vão contar, para além de docentes angolanos, com a colaboração de académicos cubanos e brasileiros.
De igual modo, de acordo com a responsável, a instituição vai contar pela primeira vez com as licenciaturas em línguas Portuguesa e Inglesa.
Para o presente ano académico, estão disponíveis 745 vagas, sendo 435 para o regime geral e 310 para o pós-laboral nas licenciaturas de Matemática, Historia, Química, Geografia, Física, Educação de Infância, Ensino Primário, Sociologia, assim como línguas Portuguesa e Inglesa.
“Felizmente houve um aumento de 85 vagas em relação ao ano académico anterior, fruto da implementação das novas licenciaturas”, salientou.
Na ocasião, a académica informou que a instituição debate-se com escassez de professores, situação que tem criado constrangimentos.
Entretanto, manifestou-se esperançada de que a situação será ultrapassada nos próximos tempos, com a realização de um concurso público para admissão de novos docentes e pessoal administrativo.
O Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe é uma instituição pública de formação de professores, gestores escolares e outros profissionais de educação e investigação científica.
Para o ano académico 2022/2023, a instituição conta com 76 docentes, entre efectivos e colaboradores.
Desde a sua criação, em 2001, a instituição já formou mais de 3.500 estudantes em vários cursos.