Lubango - O Instituto Superior de Ciências da Educação vai, neste ano académico, abrir dois laboratórios para os cursos de Educação de Infância e de Ensino Primário, sendo que o primeiro destinado, também, a dar apoio institucional especializado a crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas neurológicos.
O facto foi anunciado pelo presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu, no acto de abertura do ano académico 2022/2023, tendo realçado que a ideia é classificar as crianças, para aferir o grau de dificuldade de cada uma delas, para encaminhar a uma melhor forma de aprendizagem.
Segundo Helder Bahu, a princípio o mesmo vai funcionar com uma neurologista nacional que vai trabalhar em cadeia com outros especialistas, como psicólogos-clínicos e psicólogos da aprendizagem.
Na questão das alunas práticas, prosseguiu, por exemplo detecta-se uma escola, onde os estudantes vão fazer práticas, entraram em acção os professores que identificam alunos que tenham algumas dificuldades de aprendizagem.
Destacou que em função dessas especificidades, muitos serão assistidos por especialistas do ISCED para espécie de “reabilitação e orientação”, de maneira que os alunos possam ter o atendimento em função da sua dificuldade.
“O nosso foco são as crianças mas se algum estudante achar que precisa fazer alguma consulta, por dificuldades de aprendizagem, também estão à vontade para serem assistidos no centro afecto ao laboratório do curso de Ensino de Infância, na componente prática”, assegurou.
No presente ano académico estão matriculados cinco mil alunos, um número que pode vir a ser elevado para mais de seis mil, em função dos resultados a obter na segunda chamada do exame de acesso.
O ISCED-Huíla existe há 42 anos e na sua trajectória já formou sete mil quadros ao nível da graduação e termos de Pós-graduação, conta com seis mestrados e confere-se 391 graduados a esse nível.