Lubango – A Educação de Infância e do Ensino Primário são os dois novos cursos de licenciatura implementados pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla) e que arrancam com o próximo ano académico (2022/2023), informou hoje, segunda-feira, no Lubango, o seu presidente, Helder Bahu.
Em declarações à ANGOP, realçou que s duas novas graduações surgem em substituição dos cursos de Ensino da Psicologia e Pedagogia, por terem sido descontinuados em função dos perfis de saída, pois eram muito gerais e foram visados na reestruturação que o ensino geral sofreu.
Afirmou que os cursos de Psicologia e Pedagogia, não se adaptam muito bem a aquilo que é a realidade actual do ensino geral, onde o foco principal é prestar maior atenção ao primário e os estudantes nessas especialidades que devem ser potencializados dentro das particularidades que se exigem na actualidade.
Segundo o presidente do ISCED-Huíla, para a mudança desse quadro, pensou-se numa discussão e consenso para uma formação que se adeqúe mais a realidade do país.
Helder Bahu destacou que para ano académico prestes a começar, o ISCED tem disponíveis mil 170 vagas, para 13 cursos de licenciatura, contra as 720 de 2021/2022.
Detalhou que as inscrições para os candidatos tiveram início a um deste mês e terminam no dia 12 do mês em curso. De entre as exigência está a médica aritmética de 12 valores e igual média ou superior a 12 valores nas disciplinas chaves dos cursos em que os interessados se propuserem.
Assegurou que os exames serão realizados no dia 16 de Agosto para os diurnos e entre 19 a 23 do mês em curso para os noturno, saindo os resultados das matriculas entre sete a 14 de Outubro.
“A ideia é ter nas turmas do Lubango, 45 estudantes, e nos municípios da Chibia, Caconda e Caluquembe, entre 30, 25 e 20 estudantes”, justificou.
No ano académico 2021/2022 foram matriculados cinco mil 595 estudantes, contra seis mil e 600 do anterior, redução que se deveu à exigência da média de 12 valores.
A instituição forma professores nos cursos de Educação de Infância, Educação Física e Desportos, Ensinos Primário, Informática Educativa, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Línguas Portuguesa, Inglês e Francês.
É das primeiras instituições de ensino superior no país, inaugurada em 1980, como uma das unidades da Universidade Agostinho Neto(UAN). Em 2009 foi reorganizada pelo Decreto 7/9, de 12 de Maio, com o redimensionamento da UAN, passando a ser uma instituição de ensino autónoma e de âmbito provincial.