Lubango - O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, prevê a curto, médio e longo prazo lançar novos cursos, para alargar a oferta formativa na região, sobretudo no capítulo da pós-graduação, mestrado e doutoramento, anunciou o seu presidente, Helder Bahu.
Falando no acto de reflexão sobre um ano do seu mandato, no ISCED-Huíla, Helder Bahu, realçou trata-se do doutoramento em educação, mestrados em ensino da geografia e em ensino da informática, assim como o curso de pós-graduação em sistema de informação geográfica aplicados ao ordenamento do território e à ecologia.
Helder Bahu destacou que a médio prazo, o ISCED-Huíla vai introduzir os mestrados em ensino da Geografia, ensino da informática, e a pós-graduação em sistemas de informação geográfica aplicados ao ordenamento do territótio e ecologia e finalmente o doutoramento em Educação.
Já a médio prazo, o ISCED-Huíla prevê introduzir no currículo os mestrados em ensino da Biologia, Química, Matemática, Física, língua Inglesa, francesa, educação física e desporto, em educação (com especialidade em educação e formação de adultos/administração e gestão escolar).
Já a longo prazo, referiu que ambicionam criar um doutoramento em educação especial, nas especialidade em inclusão e desenvolvimento da aprendizagem, projectos que apesar de serem ambiciosos, podem esbarrar na questão das infra-estruturas, com realce para salas de aula.
Nesta senda, considerou ser desafiante, inspirador e muitas vezes declinante gerir uma instituição muito polarizada, heterogénea em termos de pensamento, cultura, ciência e ideologia, portanto, o mandato segue com o fito de congregar ideias, valores e harmonizar os vários seguimentos traduzidos na máxima, “Por um ISCED-Huíla mais dinâmico, desenvolvido, humano e virado para o futuro”.
“É este futuro que acresço a responsabilidades únicas, não só pelo itinerário, história da instituição, mas por vontade própria, pela competitividade e comprometimento acrescido ao ISCED da formação de formadores que tem, a criança como o seu principal sujeito”, enfatizou.
Esse primeiro ano, segundo o académico, foi exigente, mas possível liderar diversas iniciativas para promover a qualidade de ensino, a pesquisa científica e os desafios relacionados com a gestão de forma positiva.
O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo. Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola.
A reforma propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos. De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos. BP/MS