Huambo – O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo abriu hoje, quinta-feira, o processo de apresentação de documentos para a formalização das respectivas candidaturas aos cargos de presidente e vice-presidentes da instituição.
O processo decorre à luz do Decreto Executivo nº189/22, de 13 de Abril, que aprova o Regulamento Eleitoral do ISCED-Huambo.
Abordado pela ANGOP, o presidente interino da instituição, Mário José da Costa Rodrigues, disse que os aspirantes têm 60 dias para formalizarem as candidaturas junto da Comissão Eleitoral.
Acrescentou que a comissão, constituída por representantes dos professores, dos funcionários administrativos e da associação dos estudantes, tem a missão de avaliar a conformidade dos requisitos exigidos e outras competências que o aspirante deve apresentar.
Explicou que para aos cargos de presidente e de vice-presidentes para área Académica e Científica devem concorrer apenas os professores catedráticos e associados.
Fundado em 1983, com o desmembramento do ISCED-Huíla, o instituto forma quadros nas especialidades do ensino da Biologia, da Geografia, da Psicologia, da Pedagogia, da Matemática, da Física, da Química, da História, da Língua Portuguesa e da Literatura Inglesa.
Paralelamente, a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) do Huambo deu início, a 21 de Fevereiro último, o processo de eleição do reitor da instituição, tendo a Comissão Eleitoral rejeitado a candidatura do professor catedrático Fernando Maia, por inconformidade.
Fernando Maia, professor catedrático e decano da Faculdade de Medicina Veterinária, formalizou a sua candidatura no passado dia 24 de Março e disputa o cargo de reitor com a professora associada Virgínia Quartin, actual vice-reitora para área Científica e Pós-graduação da instituição universitária.
A eleição do novo reitor da UJES, em substituição de Cristóvão Simões, no cargo desde a sua fundação em 2009, está marcada para o dia 17 de Maio, no âmbito do processo electivo dos órgãos colegiais e singulares da instituição, iniciado a 21 de Fevereiro último.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Economia, Direito, Medicina, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.
Conta com 500 professores, entre angolanos e estrangeiros, ao passo que a população estudantil está estimada em dez mil inscritos em 16 cursos de licenciatura.