Soyo - O Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni (INSPUNYL), localizado no município do Soyo, província do Zaire, trabalha para a sua afirmação no ranking internacional, tendo como base o aprimoramento do ensino, da investigação e na produção do conhecimento.
A afirmação é do presidente desta instituição inaugurada a 13 de Outubro de 2021, Lando Emanuel Ludi Pedro, quando discursava esta segunda-feira (14), na cerimónia de abertura do ano académico 2024/2025 no referido estabelecimento de ensino.
Sob o lema: “Do reino para o mundo”, disse, este estabelecimento de ensino superior privado pretende tornar-se num pólo de geração do conhecimento, da inovação e investigação para o sector dos petróleos e gás, no qual o município do Soyo é potencial.
Os ramos da agricultura, agro-indústria, do turismo, da logística e dos transportes, também foram referenciados como parte da estratégia da projecção internacional, aos quais se pensa contribuir, igualmente, com inovação e o conhecimento científico.
Informou que a instituição encontra-se num processo de crescimento e transformação que implica maior organização e eficiência no seu funcionamento, que passa pela implementação do sistema integrado de gestão administrativa.
A cerimónia de abertura do novo ano académico decorreu em simultâneo com as celebrações do quarto aniversário da entrada em funcionamento desta infra-estrutura de ensino universitário, assinalado no passado dia 13 deste mês de Outubro.
No mesmo acto foi lançada a primeira edição da revista informativa da instituição com o título “ Do Reino Para o Mundo”, que retrata as actividades desenvolvidas, nas mais variadas vertentes, ao longo dos quatro anos da existência do INSPUNYL.
O INSPUNYL localiza-se no bairro Kukala Kiaku e dispõe de 20 salas de aula, três laboratórios e dois campos agrícolas para trabalhos práticos, assim como um corpo docente composto por 58 professores, entre nacionais e expatriados.
Conta com mil e 99 estudantes do primeiro ao quarto ano, sendo que os primeiros licenciados em gestão comercial e marketing, gestão financeira e contabilidade, engenharia informática e Multimédia, Gestão Hoteleira e turismo e engenharia agronómica serão lançados em 2025 no mercado de trabalho. PMV/JL