Soyo - Um laboratório químico para a identificação e combate às pragas que afectam diversas variedades de plantas foi entregue, esta quinta-feira, ao Instituto Superior Universitário Nimi a Lukeny (INSPUNYL), no município do Soyo, província do Zaire.
A oferta é da empresa SEATAG, que intervém no processamento de pescado na circunscrição, no âmbito da sua responsabilidade social.
Em declarações à imprensa, a directora do departamento de ciências agrárias e veterinárias, Maria Dias, explicou que o laboratório possui múltiplas valências e servirá, também, para avaliar as propriedades dos solos e das águas nos campos de cultivo.
Disse que o equipamento ajudará, igualmente, no repovoamento de 700 mil pés de mangais na zona costeira e ribeirinha do Soyo, um projecto que conta com a parceria da sua instituição, assim como na dinamização da cultura de cajueiros, na localidade.
Reconheceu que o referido laboratório constitui uma mais-valia no combate às pragas que afectam as plantações dos agricultores no município.
A especialista em ciências agrárias assegurou que, no presente ano académico, os estudantes da cadeira de agronomia da sua escola vão desenvolver diversas pesquisas, sobretudo, em matéria das propriedades dos solos.
Explicou que as pesquisas incidir-se-ão, também, em testes em certos produtos de consumo produzidos localmente, que não mencionou, para aferir a sua composição química.
Adiantou que estão ainda previstos, no domínio ambiental, investigações sobre a avaliação da quantidade de carbono na atmosfera, resultante da actividade de exploração petrolífera na localidade.
“Pretendemos, com os exames laboratoriais do ar, encontrar indicadores para estabelecer o equilíbrio entre o oxigénio e o carbono que consumimos para avançarmos com propostas sobre as possíveis medidas preventivas”, esclareceu.
A académica reiterou o desejo da sua instituição em continuar a promover o intercâmbio científico com diferentes parceiros sociais, nos mais variados domínios, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.
O Instituto Superior Universitário Nimi a Lukeny, cuja criação foi anuída pelo Decreto Presidencial nº 184/21, de 01 de Agosto, lecciona cursos de engenharia agronómica, engenharia informática e multimédia, hotelaria e turismo, gestão comercial e marketing e gestão financeira e contabilidade.
A instituição conta, actualmente, com 14 salas de aula, biblioteca e salas de informática com Internet em banda larga. Matriculou, no presente ano lectivo, mil e 90 estudantes em dois turnos. JFC/PMV/JL