Lubango – Quatro laboratórios para as áreas de física, química, electrónica e biologia foram entregues, quarta-feira, ao Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH).
Entregues pela vice-governadora da província para o sector Político, Social e Económico, Maria João Chipalavela, os equipamentos são os primeiros instalados naquela instituição de ensino superior, ligada a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN).
Falando à imprensa, o director do ISPH, Raimundo Wapota, afirmou que são meios adquiridos pelo governo da Huíla em Portugal e darão um outro alento na formação de engenheiros.
Avançou que faltam na instituição outros laboratórios para pesquisa científica, nos segmentos de análise de solos, mecatrônica e automação, análise da água e alimentos, computação e multimédia, electrónica, computação e telecomunicações, assim como uma oficina de mecânica.
Referiu ainda que a instituição necessita de mais 200 professores, para se juntarem aos actuais 50.
Por sua vez, o vice-reitor para a área da administração e gestão financeira da UMN, Sebastião António, disse que, com a entrada em funcionamento dos laboratórios, os estudantes terão uma formação mais completa e sairão com um melhor perfil.
Assegurou que, por meio destes equipamentos, o ISPH passa a evoluir no processo de investigação básica e científica aplicada e responder ao actual mundo globalizado.
Com 30 salas de aulas, o ISPH ministra nove cursos técnico-profissionais de licenciatura, designadamente agronomia, informática, designer, geologia, computação, zootécnica, construção civil, mecânica e minas.
Desde a sua institucionalização, já lançou 521 licenciados no mercado de trabalho. No presente ano académico estão matriculados 222 estudantes.