Luanda - A localidade de São Braz, comuna do Cabo Ledo, na Quiçama, ganhou hoje (quarta-feira), um complexo escolar de sete salas de aulas para o ensino primário e I° ciclo, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Orçado em 149 milhões e 866 mil Kwanzas, o estabelecimento de ensino conta com uma secretaria, casas-de-banho, sala de professores e vai lecionar no período diurno.
Na ocasião, o administrador municipal da Quiçama, António Fiel, que procedeu o acto de inauguração, explicou que a circunscrição beneficiou da segunda escola no âmbito do PIIM.
O administrador informou que Quiçama conta com 12 projectos escolares em construção, estando previsto para o final deste ano com a inauguração de duas escolas, sendo uma na comuna de Kixinge e outra na sede municipal.
Por seu turno, o director municipal da Educação da Quiçama, José Kabungula, disse quea escola inaugurada conta apenas com sete professores, estando a necessitar de mais 15 para assegurar os dois ciclos.
Precisou, no entanto, que a escola tem capacidade para 490 aluno nos dois turnos, sendo uma mais valia para a comunidade, já que os alunos tinham que percorrer cerca de 80 quilômetros até Cabo Ledo para poderem estudar.
Quanto à residência para os professores, o director informou que já é do domínio das autoridades administrativas.
Informou, contudo, que as 117 salas em construção no âmbito do PIIM, vão poder cobrir as necessidades do município para o enquadramento dos mil e 50 alunos fora do sistema de ensino.
Já o aluno da 5° classe e morador do São Braz, José Olímpio, em nome da comunidade estudantil, agradeceu o gesto da administração em minimizar o sofrimento das crianças que percorriam diariamente longas distâncias para a poderem estudar.
Disse que o sofrimento de estudar em escolas de chapas, na localidade de São Braz, já faz parte do passado.
Apelou ainda as autoridades administrativas para a construção de residência para os professores e atribuição de uma viatura de apoio para os mesmos, visto que a localidade fica à 80 quilômetros da sede comunal.
Quiçama conta com 212 professores, e carece de 354 para cobertura em toda a municipalidade.
Dados provisórios indicam que o município da Quiçama tem matriculado 11 mil e 038 alunos matriculados.
A população de São Braz é maioritariamente pescadora.
A administração municipal da Quiçama, aproveitou a ocasião para realizar campanha de vacinação contra a Covid-19, de registo civil e para o tratamento do bilhete de identidade.