Luanda - A escola do ensino primário número-1519 (Ex-Pica Pau), no distrito do Rangel, município de Luanda, foi inaugurada hoje, segunda-feira, pela governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, passando a denominar-se Domingos Francisco “Naval”.
A nova denominação da escola é uma homenagem ao décimo administrador do distrito urbano do Rangel, Domingos Francisco “ Naval “, falecido a 27 de Maio do corrente ano, pela sua dedicação aos problemas do sector da educação, particularmente na melhoria das condições de funcionamento das escolas.
A escola que vai acolher 280 alunos no presente ano lectivo, da iniciação a primeira classe, tem oito salas de aulas apetrechadas, pátio reabilitado, área de serviço administrativo, vai ter apenas um turno.
Depois do corte da fita, a governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, apelou aos alunos da instituição para conservarem as instalações, serem dedicados, no sentido da circunscrição ter meninos bem-educados, com quem o país possa contar no futuro.
Na ocasião, também apelou aos professores para empenhar-se para moldarem os pequenos e haja ensino de qualidade na instituição escolar, visto que eles vão ter o primeiro contacto com a escola, depois de saírem dos infantários.
Por seu turno, o secretário executivo da Acção Humanitária Angolana Unida (ACHAU), Sebastião da Silva, responsável pela reabilitação com duração de um ano, que teve o patrocínio da Fundação Obra Bella, disse que a motivação para a recuperação da escola, está no facto de existir um défice de instituições escolares no Rangel, acentuado que a organização vai continuar com projectos do género.