Uíge - Noventa e cinco mil bolsas de estudo internas foram atribuídas, nos últimos 15 anos, pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), visando a formação de quadros nacionais em várias áreas.
O anúncio foi feito hoje (sábado), na cidade do Uíge, pelo director-geral adjunto do INAGBE, Paulino Kangoma, quando dissertava sobre "O percurso histórico do INAGBE ", inserido no I Fórum Nacional sobre Políticas de Atribuição e Gestão de Bolsas de Estudo.
O responsável disse que os beneficiários são maioritariamente jovens do sexo masculino, destes, quatro mil são da província do Uíge.
Para custear a atribuição das referidas bolsas, o Estado angolano desembolsou 210 mil milhões de Kwanzas.
Paulino Kangoma reafirmou a aposta do Governo no aumento da quota de bolsas de estudo, no âmbito da política de formação de quadros, sobretudo nas áreas técnico-profissionais.
Por sua vez, a vice-governadora provincial para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete, referiu que a política de atribuição de bolsas de estudo tem permitido a formação de muitos jovens no país.
No encontro, orientado pelo director-geral do INAGBE, Milton Chivela, abordou-se sobre a atribuição de bolsas de estudo, processo de candidatura, apoio e acompanhamento do estudante bolseiro, entre outros assuntos.
O encontro contou com a participação de estudantes de várias instituições de ensino superior e docentes universitários. NM/JAR