Luanda - O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) prorrogou de 24 de Julho para 16 de Agosto o prazo de para as Instituições de Ensino Superior (IES) entregarem os Relatórios de Auto-Avaliação.
Segundo uma nota de imprensa enviada hoje, à ANGOP, a prorrogação surge após se cumprir os 150 dias de duração do processo de Auto-Avaliação de Cursos (24 de Fevereiro a 24 de Julho), prazo em que as IES entregariam os respectivos Relatórios de Auto-Avaliação ao INAAREES.
O Instituto informa que recepcionou, do universo de 100 Instituições de Ensino Superior legalmente criadas, 67 Relatórios de Auto-Avaliação, totalizando, até ao momento, 354 Relatórios de Auto-Aavaliação de cursos, o que constitui um défice considerável num universo de mais de 1 300 cursos ministrados no país.
O documento salienta que, para permitir que as IES concluam os respectivos relatórios ou supram eventuais insuficiências neles existentes, o INAAREES procedeu à prorrogação do prazo de entrega dos Relatórios de Auto-Avaliação de 24 de Julho a 16 de Agosto, correspondendo a mais 22 dias além dos 150 dias concedidos anteriormente.
“Finda a prorrogação, o INAAREES declinará quaisquer responsabilidades que advenham do incumprimento do novo prazo fixado", sublinha a nota.
Reitera ainda que dará início ao processo de Avaliação Externa e Acreditação no dia 28 de Agosto de 2023. Nesse processo, participarão dezenas de avaliadores externos, dentre os quais especialistas de cerca de 10 países.
No documento, o INAAREES apela também a todas Instituições de Ensino Superior a participarem de forma activa e positiva nesse processo, que visa contribuir para o fomento da cultura de qualidade no ensino superior.HEM/PPA