Cuito – Perto de 200 delegados, vindos das 18 províncias do país, vão participar no II Conselho Consultivo do Ministério da Educação (MED), da presente legislatura, a realizar-se de 2 a 4 do mês em curso, na cidade do Cuito, província do Bié.
Entre os participantes ao certame, que se realiza um ano depois do primeiro, constam secretários de Estado, directores nacionais, provinciais, de escolas, professores e representantes de instituições parceiras deste departamento ministerial.
O evento vai decorrer sob o lema: “Os professores que precisamos para a educação que precisamos: o impacto global para inverter a escassez de professores”.
Durante os três dias, os participantes vão abordar temas como: “Os desafios da gestão dos recursos humanos”, “O programa de distribuição de bolsas de estudo do PAT II” e “A educação pré-escolar e ensino primário”.
Vão analisar ainda temas relacionados à “gestão das escolas”, “O quadro legal do MED” e “As modalidades de avaliação no sistema educativo angolano”.
O II Conselho Consultivo será orientado pela ministra da Educação, Luísa Grilo, que se encontra desde hoje (quarta-feira), na cidade do Cuito.
Logo após a sua chegada, a ministra foi recebida pelo governador do Bié, Pereira Alfredo.
De acorco com o programa que a ANGOP teve acesso, ainda hoje a delegação da ministra visita a missão da Chissamba, situada no município de Catabola.
Afecta à Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), esta missão dista há seis quilómetros da sede municipal e nela já estudaram proeminentes figuras do país, com realce para o actual Presidente da República, João Lourenço, e o antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva.
Fruto da requalificação que poderá beneficiar, ainda no decorrer deste ano, a missão vai ganhar um novo instituto médio com cinco laboratórios, para mil e 600 alunos.
Além dessa unidade de ensino, que terá capacidade para 20 salas de aula, caberá igualmente ao Ministério da Educação construir um internato, com capacidade inicial de 400 camas.
A Missão Evangélica de Chissamba foi estabelecida como uma vila em 1886, como um esforço conjunto da Igreja Congregacional Unida de Cristo e da Igreja Unida do Canadá.
De 1928 a 1967 foi uma referência, particularmente no sector da saúde, com destaque para o médico canadiano Walter Strangwai, que realizou mais de 40 mil cirurgiões durante o tempo em que esteve em serviço no hospital da referida missão.
É em função deste serviço e outros que o Governo angolano homenageou o mesmo, atribuindo o seu nome ao actual hospital de referência da província, inaugurado em 2020, pelo Presidente João Lourenço.
O I Conselho Consultivo do MED foi realizado de 2 a 3 de Maio de 2023, no município do Luau, província do Moxico.
Caracterização do Sector da educação do Bié
O sector da educação nesta região conta com 815 escolas, cujas aula estão a ser ministradas por 13 mil e 30 professores, dos quais 479 foram admitidos no último concurso público.
No presente ano lectivo, 2023/2024, estão matriculados perto de 638 mil alunos.
A província do Bié, situada no centro de Angola, possui uma população estimada em dois milhões de habitantes, distribuídos, geograficamente, em nove municípios, 39 comunas e mil e 724 aldeias.VKY/PLB