Lubango – Um Memorando de Entendimento entre o Instituto Geológico de Angola (IGO) e a Universidade Mandume Ya Ndemofayo (UMN) foi assinado hoje, terça-feira, no Lubango, no âmbito das geociências.
O acordo visa o desenvolvimento de actividades nos domínios do ensino, investigação, extensão e em áreas de interesse conjunto.
O documento, assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do IGO, Canga Xiaquivuila, e o pelo vice-reitor da UMN para Extensão e Cooperação, Pedro Rogério Reis, tem a validade de cinco anos, podendo ser renovado por mútuo acordo.
De acordo ao documento, as partes esperam que a referida escritura resulte numa relação de cooperação reforçada, fruto de conhecimento de qualidade concreta, reforço do diálogo académico sobre temas de desenvolvimento relevantes para o país, bem como a atribuição de estágios profissionais a estudantes.
No mesmo, as duas partes comprometem-se a trocar de experiências, visitas de estudo, estágios e trabalhos de fim de curso, formação pós-graduada, de especialização, incluindo mestrados e doutoramentos, apoio a realização de estágios curriculares, assim como utilização das tecnologias de informação e comunicação.
O acordo prevê ainda o desenvolvimento de sinergias tecnológicas e pedagógicas, crescimento de projectos conjuntos e prestação de serviços em actividades de pesquisa geológica e investigação científica, consultoria em geociências, visando o reforço institucional, organização conjunta de simpósios conferências e seminários.