Lubango – A província da Huíla necessita de, pelo menos, 528 novas salas de aula, que corresponde a 44 escolas, para atender à explosão estudantil e inserir no sistema mais de 400 mil crianças hoje excluídas.
Trata-se de escolas cada com capacidade de 12 salas de aula, na perspectiva de contribuir para o processo de ensino e da aprendizagem, segundo deu a conhecer, no Lubango, o primeiro secretário provincial do MPLA, na Huíla, Nuno Mahapi Dala.
Falando durante o acto da assembleia de militantes no bairro Comercial, no fim-de-semana, o também governador provincial da Huíla, disse que para dar resposta à essa necessidade, o governo projecta novos investimentos no sector da educação, desde a formação de docentes, construção de escolas e à melhoria das condições laborais dos professores.
Admitiu que o crescimento populacional é “bastante exponencial” nos últimos tempos na província e o sector da educação não tem conseguido dar resposta imediata à demanda, daí a necessidade de programar novos investimentos proporcionais ao contexto.
“O MPLA que governa Angola está preocupado com a construção de mais escolas de raiz, sentido de minimizar ou acabar com o volume de crianças que se encontra fora do sistema normal de ensino”, - disse. JT/MS