Lubango - A província da Huíla já tem 35 escolas públicas com orçamento próprio disponibilizado directamente pelo Ministério das Finanças, num universo de mais de mil instituições públicas existentes em diversos subsistemas de ensino.
Trata-se de 32 escolas em regime público, duas público-privadas e uma comparticipada, localizadas nos municípios do Lubango, Caluquembe, Jamba, Humpata e Chibia.
A falar na segunda-feira, nesta cidade, no final da 1ª Reunião Ordinária do Governo da Província da Huíla (GPH), a directora em exercício do Gabinete provincial da Educação, Avelina Nascimento, afirmou a maior a maior parte das escolas ainda aguarda por igual tratamento, dado que sem recursos financeiros é difícil gerir.
“É uma preocupação do Governo e esperamos que a situação seja melhorada, porque existe muitos factores que concorrem para tal, daí estar-se a concertar ideias e pensar em criar condições para mudar o quadro, pois questão da orçamentação é responsabilidade do Governo da província e da delegação provincial das Finanças”, manifestou.
Ao fazer apresentação do memorando do sector, a directora em exercício do Gabinete provincial da Educação fez saber que de 2020 a 2024, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foram construídas 22 escolas, uma está em construção, em reabilitação 14 e na forja 20.
A 1ª Reunião Ordinária do GPH avaliou o grau de aproveitamento dos alunos no ano findo, o défice de professores, salas de aulas, programa de alfabetização, as áreas recônditas com défice de professores, para que o próximo ano tenham um melhor aproveitamento
O encontro fez o balanço do ano lectivo findo e preparação do novo, ponto de situação do Orçamento Geral do Estado (OGE) aprovado para a Huíla, no exercício económico de 2024, assim como o do Censo que acontece em Setembro do ano em curso.
A rede escolar na Huíla é composta por mil 528 instituições, com 10 mil 610 salas de aulas distribuídas em diferentes níveis de ensino e regimes, onde estudaram no ano lectivo findo mais de 700 mil alunos. EM/MS