Huambo – Dois mil e 545 deficientes auditivos e visuais da província do Huambo foram inseridos, este ano, no sistema de ensino/aprendizagem especial, no quadro do processo de inclusão e reintegração social desta franja da sociedade.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à Angop, pelo director do Gabinete local da Educação, Celestino Piedade Chiquela, salientando que o sector controla 87 escolas de inclusão de deficientes auditivos, implementadas nos 11 municípios.
O responsável disse que um grupo de professores está em formação sobre Linguagem Gestual, Código Braille e Tecnologia Assistida, para fazer face aos desafios da qualidade do processo de ensino/aprendizagem especial.
Celestino Piedade Chiquela informou que a província conta apenas com 20 professores deste sub-sistema de ensino, daí a razão da formação de outros especialistas para salvaguardar o direito à educação de todo cidadão.
Nesta conformidade, o responsável disse que o ensino especial tem registado avanços significativos nos últimos anos, resultante das acções do Governo, em parceria com os pais e encarregados de educação.
Lembrou que a política da educação especial direccionada à inclusão escolar constitui um desafio para as sociedades modernas, sendo, por isso, necessário que o professor seja visto não só como um agente transmissor de conhecimentos, mas também como aquele que respeita as diferenças de cada aluno integrado no subsistema de ensino especial.