Benguela - Oito protocolos de cooperação foram assinados esta terca-feira, em Benguela, entre a Academia do Grupo Carrinho e Instituições do Ensino Superior, no primeiro Encontro Internacional do Ensino, Inovação e Mercado de Trabalho, soube a ANGOP.
Trata-se da Universidade Katyavala Bwila, co-organizadora do evento, da Universidade Internacional do Kwanza, do Instituto caboverdiano Pedro Pires, o ISPB, o ISPOCAB, o ISPLB, o Maravilha e o Jean Piaget de Benguela.
Em entrevista à ANGOP, o director da referida Academia, João Dono, considerou que os referidos protocolos reflectem o compromisso destas entidades em alcançar as melhores vias para se conseguir atingir a qualidade e excelência, tanto no ensino como no mercado de trabalho.
"O mundo está em constante mudança, por isso juntamos na mesma sala entidades nacionais e internacionais, para encontrarmos soluções nestes sectores, de maneira a nos adaptarmos às novas realidades", defendeu.
Por sua vez, Victor Borges, representante do Instituto caboverdiano Pedro Pires, afirmou que o tema ensino, inovação e mercado de trabalho está no centro da governação de qualquer país em desenvolvimento, incluindo nos países desenvolvidos.
"Não podemos ter ambição de desenvolvimento sem inovar, o que significa implementar ideias e serviços para criar novos produtos", afirmou.
Na sua opinião, não haverá possibilidade de paz social se os governos africanos não atacarem frontalmente a questão do ensino e a integração socio-profissional dos jovens.
Deu o exemplo de alguns países africanos que começaram a ter sinais perturbadores por parte da juventude, por falta de integração e oportunidades económicas.
Em nome do Governo Provincial de Benguela, o vice-governador para a área técnica e infra-estruturas, Adilson Gonçalves, felicitou a iniciativa, afirmando ser um momento de reflexão sobre a realidade do país, particularmente da província.
Manifestou a necessidade das empresas apostarem na procura de mão-de-obra qualificada, capazes de responder às exigências do mercado de trabalho.
Durante dois dias, os participantes esperam definir, por exemplo, mecanismos para estimular a elaboração/concepção de modelos inovadores e abordagens metodológicas conformados às actuais tendências de ensino e aprendizagem, que concorram para o alcance estabelecido no Objectivo sobre o Desenvolvimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ( ONU).
Estão presentes no evento, académicos, especialistas, entidades governamentais e não Governamentais (ONGs) estudantes e convidados.