Caluquembe - O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi, exortou hoje, segunda-feira, em Caluquembe, os gestores de escolas a prestarem maior atenção a situação de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, mediante a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ao crescimento.
O governante fez este apelo, no acto provincial de abertura do ano lectivo, com o lema “A Transformação da Educação Começa com o Professor”, justificando que para a concretização de tal desiderato, a parceria entre a escola e a família é crucial.
Segundo Nuno Mahapi, é fundamental que a inspecção e a supervisão pedagógica redobrem as estratégias e a planificação, acompanhamento a avaliação das actividades a serem desenvolvidas a todos os níveis, aliadas aos projectos educativos das escolas.
“O início das aulas é um momento de renovação, encontros e reencontros das novas oportunidades e desafios emocionantes que nos aguardam durante o ano lectivo e este ano se apresenta como uma oportunidade especial e única para avançar a qualidade da educação, preparando os alunos para enfrentar os desafios do século, de maneira competente e confiante”, sinalizou o governador.
O Governo da Huíla, segundo o seu responsável, vem demonstrando um compromisso firme com o sector da educação, investindo em infra-estruturas, na formação de professores e no desenvolvimento de programas que beneficiam os alunos, pois acredita que a educação é um direito e mais do que isso, é uma condição para combater-se à pobreza.
A par disso, prosseguiu, as autoridades continuam a olhar para o sector da educação como sendo a principal mola impulsionadora do desenvolvimento da província, para isso, apostou na construção de mais escolas, devidamente apetrechadas, que estão albergar mais crianças que estudavam ao ar livre.
No presente ano lectivo estão matriculados 814 mil e 82 alunos na província da Huíla, das quais, oito mil 763 alunos estreiam-se no sistema de ensino (iniciação), distribuídos nove mil 712 em 933 escolas. BP/MS