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Governo comprometido com ensino e aprendizagem de qualidade

     Educação              
  • Cunene • Quinta, 21 Abril de 2022 | 16h42
Vice-governador, Apolo Ndinoulenga, no discurso do fórum da educação sobre o ensino e aprendisagem
Vice-governador, Apolo Ndinoulenga, no discurso do fórum da educação sobre o ensino e aprendisagem
José Cachiva - Angop

Ondjiva – O governo da província do Cunene manifestou-se, esta quinta-feira, em Ondjiva, comprometido com a melhoria das condições do sector da educação, para elevar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.

Este compromisso foi manifestado pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, durante a abertura do primeiro fórum provincial da Educação sobre o Ensino e Aprendizagem.

Disse que para ajustar a qualidade do ensino, o governo está focado no programa de formação de quadros, construção de escolas e residências para professores, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), em curso no país.

Apolo Ndinoulenga reconheceu que o sector da educação na província regista insuficiências que devem rapidamente ser corrigidas, para proporcionar aos alunos conhecimentos e competências que resultam no desenvolvimento mais sustentável.

O responsável considerou a educação como ponto de partida e de chegada para a promoção do conhecimento científico que reside na sua utilidade, para se resolver os problemas da sociedade.

 

“Com a realização deste fórum e com a colaboração de todos, temos a certeza de que os caminhos para busca de soluções dos problemas existentes no sector da educação que concorrem para um ensino de qualidade, serão alcançados na plenitude”, afirmou.

Para o efeito, explicou que foram selecionados temas diversos e uma metodologia que procura analisar os factores que condicionam os processos pedagógicos como os seus resultados visíveis nas instituições de ensino.

Pediu aos participantes para consolidarem os conhecimentos em análise, de forma a contribuírem na tomada de medidas e políticas educacionais de uma escola transformadora e com resultados tangíveis a médio e longo prazo.

O responsável explicou que as boas práticas pedagógicas são um exemplo indispensável para consolidar a estratégia educativa na forma de aprender e reforçar as pequenas conquistas da educação, em todos municípios da província.

Apolo Ndinoulenga destacou ainda, o crescimento do acesso de crianças e jovens na educação nos últimos 20 anos de Paz, sendo que em 2002,  a província tinha 52 mil alunos matriculados e dois mil professores, este ano 229 mil alunos e seis mil e 146 docentes.

Durante dois dias, os participantes vão reflectir sobre o processo do ensino nas escolas e resultado das aprendizagem dos alunos, contribuição, debate, produção e divulgação dos conhecimentos a replicar nas escolas, a favor dos alunos.

O fórum sob o lema: “Melhor qualidade de ensino, mais oportunidades de aprendizagem”, participam professores, gestores escolares dos mais variados sistema da educação na província e coordenadores comunais da educação.

Os temas são Avaliação das aprendizagens dos alunos, o papel da supervisão pedagógica e inspecção escolar, o ensino de línguas nacionais e estrangeiras na escola angolana, planificação didáctica e treinamento pedagógico, os desafios da educação pré-escolar e outros.

O ensino geral no Cunene tem, este ano, 229 mil alunos, distribuídos em 859 escolas, das quais 775 do ensino primário, 56 do primeiro ciclo, 20 do secundário e oito de complexos escolares, assegurados por seis mil e 146 professores.

 





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