Lubango – A vice-governadora para o sector social, político e económico da Huíla, Maria João Chipalavela, exortou hoje, sexta-feira, no Lubango, os novos licenciados do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) a enfrentarem o mercado de trabalho sem medo e com a confiança das competências obtidas na academia.
Falando no acto de outorga de 700 licenciados de nove cursos daquela instituição de ensino superior privado, a governante salientou que o conhecimento científico e a investigação são a chave para o desenvolvimento das sociedades e para os sucesso dos formados, pelo que é importante que enfrentem os novos desafios com brio profissional.
Maria Chipalavela ressaltou que o ensino superior deve primar pela excelência, para fortalecer o capital humano do país, com vista que o produto final faça sempre o melhor e a diferença.
Por sua vez, a presidente do conselho de administração da Sociedade de Ensino Cristo Rei (SECRIR), Renata Mpinda, grupo que detém o ISPI, disse esperar que os licenciados convertam o conhecimento em acção social.
Afirmou que a instituição procura prestar um serviço de excelência, por isso investiu nos últimos anos numa Rádio Académica, num centro de estudos científicos e salas de prática pedagógicas e projecta a breve trecho a implementação de cursos de pós-graduação e a implantação de um tribunal simulado.
Desde a sua criação há 11 anos, o ISPI já lançou para o mercado de trabalho cinco mil e 200 licenciados.