Dundo - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, reiterou segunda-feira, que o Governo vai continuar a prestar maior atenção no sector da Educação e do Ensino Superior, criando condições para a melhoria das condições de trabalho, visando a melhoria da qualidade da formação nas instituições públicas.
A governante fez este pronunciamento durante a cerimónia de outorga de diplomas a mil e oitenta e cinco licenciados e 29 mestres em ciências de educação, economia e direito, ensino pré-escolar, ensino primário, matemática, química, biologia, Física, língua portuguesa, francês e inglês, formados nos últimos cinco anos.
Deolinda Vilarinho, destacou a construção em curso do futuro campus universitário , que albergará as faculdades de direito e economia, unidades orgânicas da Universidade Lueji A'nkonde, acrescentando que a sua conclusão vai aumentar a oferta formativa na circunscrição.
A infraestrutura contará com 74 salas de aula, um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
Encorajou a Universidade no sentido de continuar a incentivar a pesquisa e/ou investigação científica, dando atenção à questões relacionadas com a cultura, hábitos e costumes locais.
Por outro lado, reconheceu o papel social que a Universidade tem estado a desenvolver na Lunda Norte, com realce para o programa de extensão universitária, que tem permitido a inserção de crianças, sobretudo nas comunidades rurais, no sistema de ensino, através da criação de salas de aulas alternativas.
Incentivou o alargamento do referido programa, assegurando que o Governo local continuará a dar o seu apoio institucional.
A Universidade Lueji A'nkonde (4ª Região Académica), sedeada na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, existe há 14 anos.HD