Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse hoje, quinta-feira, que as instituições escolares devem aproveitar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e instigadoras para a melhoria da aprendizagem.
Discursando na abertura da primeira conferência internacional de avaliação e desenvolvimento da Educação, promovida pela Escola Superior Pedagógica do Dundo, afecta à Universidade Lueji A’nkonde, Ernesto Muangala disse o uso das TIC’s no sistema de ensino, desafia os professores a desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, exigindo que os estudantes colaborem na produção do seu próprio conhecimento.
Segundo o governante, no processo educativo, as TIC 's podem ser espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos, quer para o docente quer para o estudante.
Defendeu a necessidade das escolas orientarem os alunos no uso da internet de modo a conduzi-los ao processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor ser mediador, estimulando a busca de um novo saber.
Por outro lado, apelou às instituições escolares a priorizarem a formação permanente dos seus docentes, visando a melhoria do processo de ensino e a consequente formação de quadros qualificados.
Durante dois dias, os participantes vão falar sobre gestão e políticas educativas locais, competências comunicativas no processo, desafios da escola em contextos antes e pós pandemia, interdisciplinaridade no processo de ensino e formação do professor, inovação e intervenção das TIC’s na educação e formação de professores, inovação na avaliação do processo docente e educativo.