Saurimo – O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, destacou hoje, quarta-feira, em Saurimo, os ganhos no sector da educação, com a inserção, este ano, de 291 mil e 17 alunos, distribuídos em 442 novas salas de aulas.
O governante teceu tais considerações durante os tradicionais cumprimentos de fim de ano, tendo afirmado que desde 2018 a presente data foram admitidos mil 978 novos docentes.
Sublinhou que com vista a aumentar a qualidade de ensino, na província, foi implementado núcleos do ensino médio, para a formação de professores nas 10 comunas, cujos resultados são animadores.
Daniel Neto disse que no domínio do ensino superior foram lançados no mercado de trabalho, três mil 70 técnicos, entre bacharéis e licenciados nas duas instituições académicas, nomeadamente a Universidade Lueji A N´Konde e Instituto Superior Politécnico Lusíadas da Lunda sul.
Referiu que para garantir maior sustentabilidade e inserção de mais estudantes no ensino superior, está em construção o Pólo Universitário da Lunda sul, cujas obras decorrem a u bom ritmo.
Saúde
Em 2022 com a entrada de novas unidades sanitárias, melhorou o atendimento hospitalar, com o aumento de 762 camas, o número de médicos passou de 26 em 2018, para 116 actuais, registando ainda a inserção de 638 novos técnicos de saúde.
Neste domínio foi possível elevar o Hospital Sanatório a categoria de unidade orçamental e 19 centros médicos a órgãos dependentes, garantindo recursos financeiros para o seu bom funcionamento.
Para breve, anunciou Daniel Neto, a conclusão de um laboratório moderno de análises clínicas, para o actual hospital pediátrico provincial, assim como a conclusão da fábrica de oxigénio que irá colmatar o défice deste produto na região.
Energia
Daniel Neto afirmou que neste sector, que continua a ser desafiante, a potência disponível passou de 17 megawats em 2018 para 39.8 em 2022 e o número de clientes aumentou de 11 mil 756 em 2018, para 26 mil 923 este ano.
Sublinhou que decorrem trabalhos de expansão da rede eléctrica, com iluminação pública e ligações domiciliares, assim como a construção de um parque de eneria solar de 26,6 megawats, que será entregue nos próximos meses.
Água
Neste sector, do investimento feito, foi possível aumentar a capacidade instalada na única Estação de Tratamento de Saurimo, de 280 em 2018, para 300 metros cúbicos por hora este ano, permitiu elevar o volume do líquido a população de 719 mil 228 metros cúbicos por ano, para um milhão 244 mil 120 metros cúbicos em 2022 e consequente aumento para 6.946 clientes, contra os quatro mil 975 de 2018.
Daniel Neto fez saber que estão em curso a construção de quatro Estações de Tratamento de Água nas sedes municipais de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, com capacidade para 43 mil 844 novas ligações domiciliares, beneficiando 263 mil 64 pessoas.
Agricultura
Neste domínio, a agricultura familiar beneficiou na presente campanha agrícola de 100 toneladas de sementes de milho, de arroz, massango, soja, e 400 de fertilizantes diversos.
Perspectivas/2023
Daniel Neto disse que no domínio da educação prevê-se a construção de mais de 700 novas salas de aulas, instalações para as direcções municipais do sector, bibliotecas, reabilitação da Mediateca José Eduardo dos Santos e de algumas escolas.
Na saúde prevê-se construir e apetrechar os hospitais infecto-contagioso e pediátrico da Lunda sul, o centro de hemodiálise, para pacientes com insuficiência renal, reabilitar a direcção da Saúde, centros e postos médicos, antigas instalações do Departamento para a Saúde Pública.
No campo da justiça, é pretensão do Governo construir o tribunal de comarca no município do Muconda, o edifício multiuso do Tribunal Militar da Lunda Sul, as delegações provinciais e municipais da Procuradoria-geral da República, assim como lojas de registo em todas as sedes comunais.
Na agricultura, o Governo irá recuperar e reabilitar os perímetros irrigados existentes na província, bem como a instalação de um descasque de arroz e uma indústria para o processamento da mandioca.
A distribuição de inputs e insumos agrícolas será igualmente uma prioridade para o ano que se avizinha.
Por outro lado, a grande novidade recai na criação do prémio provincial de artes, para galvanizar os criadores nas mais diversas disciplinas, bem como o prémio provincial para distinguir o melhor bairro, comuna, aldeia e povoação, no âmbito do saneamento básico.
A província da Lunda Sul conta com uma população estimada em 609 mil 851 habitantes, distribuídos em quatro municípios: Saurimo, Cacolo, Dala e Muconda.